quarta-feira, 6 de junho de 2018

Festa Junina 2018 em Umbaúba – SE

Festa Junina e o dia de São João

As Festas Juninas vieram para nós como uma herança dos portugueses, que celebravam seus principais santos, como São Pedro, São Paulo, Santo Antônio e São João. Aqui no Brasil, celebramos o dia de São João no dia 24 de Junho, mas na verdade comemoramos durante praticamente todo o mês, e essas festas ficaram conhecidas como Festas Juninas.
As Festas Juninas aqui no Brasil acabaram ganhando um pouco dos nossos próprios costumes, com elementos da nossa cultura, do nosso folclore e nossas origens rurais.
As Festas Juninas são muito valorizadas na região Nordeste do país, onde todos os anos arrastam milhares de turistas para conhecer o maior São João do Brasil. A festa que começou como uma forma de agradecer as chuvas nas lavouras, ainda trás esse espírito rural e caipira em sua essência, tanto nas comidas típicas, nas vestimentas e na música.

Festa Junina 2018 em Umbaúba – SE: Shows, Agendas e Eventos

Veja agora algumas das Festas Juninas mais populares que acontecerão na cidade, as datas e outras informações importantes:

Festa Junina 2018 no município de Umbaúba – SE – O que não pode faltar!

Todos nós sabemos que pra uma Festa Junina ser boa de verdade ela tem que ter algumas coisas importantes para ser uma legítima festa de São João. Vamos citar abaixo algumas das principais características que toda Festa Junina que se preze tem que ter:
  • Decoração 
A decoração da Festa Junina é muito importante. Sempre cheia de cores e elementos que remetem as nossas origens caipiras são essenciais. As famosas bandeirinhas são um item obrigatório, balões também são sempre usados para decoração.
  • Comidas Típicas
Tem gente que espera o ano todo para se deliciar com as mais variadas comidas típicas servidas nas Festas Juninas. São várias barracas servindo os mais diversos pratos doces e salgados, feitos com ingredientes característicos das fazendas. Com a evolução das Festas Juninas, hoje é possível encontrar uma gastronomia variada para atrair diferentes públicos, mas os clássicos e o tradicional nunca saem de moda.
  • Fogueira
Talvez seja o elemento mais clássico de qualquer Arraial de São João. Usadas para comemorar a chegada do solstício de verão pelas culturas pagãs nas Europa, as fogueiras chegaram por aqui carregadas de muito simbolismo. São obrigatórias em qualquer Arraial que que se preze.
  • Vestuário
Pra festa ficar ainda mais divertida, as pessoas costumam entrar no clima e irem vestidas com seus melhores trajes caipiras. Uma roupa fácil de achar em qualquer armário, as pessoas podem criar seus próprios looks e se divertir.
  • Música / Quadrilhas
A música e a dança são elementos importantes em toda Festa Junina. A hora da quadrilha é sempre um dos momentos mais aguardados da festa. A quadrilha é um grande número de dança coletiva, onde as pessoas costumam dançar em pares e são conduzidas por músicas típicas, sempre com letras divertidas e ritmo alegre.
Durante o resto da festa, além dessas músicas típicas, também é muito comum músicas regionais como o Sertanejo e o Forró para embalar a multidão animada noite a dentro.
  • Jogos e Brincadeiras
Toda Festa Junina tem que ter atrações para a criançada. Os jogos e brincadeiras são sempre muito populares, com brincadeiras simples que todos podem participar, muitas vezes oferecem prendas no final de acordo com seu desempenho. Como por exemplo a Pescaria, Jogo da Latas, Pau de Sebo e o sempre muito popular, Touro Mecânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário